SOLIDÃO FUNDACIONAL

 

"Se for fácil não é de Deus" (Regra Beatitudes)

Foram tantas dificuldades e tantas "cordas-bambas" que seria impossível relatá-las. As grandes escaladas sempre nos marcam mais, porém, os pequenos degraus, aqueles do did-a-dia, sempre passam "batido" em nossa história.

As mais significativas dificuldades do chamado do fundador podemos acentuar:

O pré-chamado de Deus. Deus incomoda a pessoa do fundador que, sem entender, começa a vivenciar um processo de dificuldades de entender o está se passando com ele. Parece um "mal estar" mas na realidade é "o novo nascimento". O fundador está deixando o que era para tornar-se aquilo que Deus quer. E nem sempre a família, amigos, grupo de oração ou estrutura eclesiástica estão abertas a este surgimento.

A oficialização do chamado. Não foi fácil assumir nem o nome de fundador tão pouco a missão, o ofício que se impunha. E é nesse momento que iniciam os "primeiros passos do bebê". Tudo foi colocado em "xeque-mate". Nenhuma experiência poderia discernir aquele chamado do Senhor para o fundador. Nem ele entende o que ralmente está acontecendo. Muito menos os mais próximos. E começa aqui a "solidão da fundação". Nada nem ninguém poderá mais completar naquela pessoa (fundador ou fundadora) o que só Deus poderá construir.

Os primeiros. São pessoas especiais porém, não perfeitas e com limitações iguais as do fundador. Porém são importantes para o reconhecimento do carisma. Em nosso caso foi possível observar nos primeiros que vieram para a Beatitudes como o carisma os refazia. Era uma descontrução humana e emocional para que a Graça do Carisma pudesse recompô-los novamente. E isso não foi fácil. Quase todos foram embora. SOmente ficaram aqueles que Deus colocará a Mão e seduzira o coração para permanecer junto ao fundador.

As crises dos "primeiros" não são coisas faceis de se lidar. Ainda mais no começo da Obra. Foi um tempo "purgativo" e de muita paciência. ACreditamos ter sido um período, para nós, de "noite escura da alma" ou, como diz nosso fundador, "NUBLADOS DIAS".

Êxodo. Nossa comunidade viveu um longo período de desistências e saídas. E, cada um que sai leva um "pedaço" do fundador com eles. Por isso não é exageiro dizer que um fundador vive "aos pedaços".

A Descoberta do Carisma. Este tempo rendeu profundas dores pois muitos que vieram sem a definição do Carisma não "aceitaram" as naturais mudanças que o Carisma impõe. Mais perdas. Menos vocacionados. Ficamos somente em 4 pessoas.

O temperamento do fundador. Coisa difícil de se lidar são os temperamentos dos fundadores. Uns mais bravos; outros melancólicos. Alguns são "parados" ou rápidos demais. E a comunidade nunca está preparada para este "tormento" da vida do fundador. porém, descobrimos que é este temperamento que faz com que a Obra caminha como Deus quer. Deus não acerta em tudo e erra num temperamento. Se Ele deu este temperamento ao nosso fundador é porque seria necessário para que a Obra sobrevivesse.

Perdas irreparáveis. Nosso fundador viveu perdas irreparáveis em sua vida. Desde sua irmã mais nova, a Dani, até as mais recentes "visitas ao velório" necessária, o fundador da Beatitudes traz dores que só são são compensadas quando abraças à Cruz.