A Grande Virada

 

Quais as principais vantagens de uma webrádio em relação a uma rádio convencional?

A maior vantagem é a livre escolha. É a vontade do ouvinte que é soberana. Ninguém obriga ninguém a escutar esta ou aquela música. O ouvinte faz suas escolhas, desliga quando quer e ainda pode montar sua própria programação.

Uma segunda vantagem – no caso a rádio Beatitudes – é a liberdade em transmitir qualquer evento em qualquer horário sem vínculos financeiros ou de patrocinadores.

Por fim – e não menos importante – é a facilidade de se acessar uma webrádio de qualquer lugar do planeta. Enquanto uma rádio convencional de FM abrange, por exemplo, 400 mil habitantes (pois seu alcance é restrito), uma Webrádio tem a liberdade de ser acessada por pelo menos 17 milhões de pessoas. Este é o número de pessoas que acessam a internet somente no Brasil.

O som de internet é tão bom quanto uma transmissão normal num rádio?

Sim. É superior. Dependendo do servidor e dos equipamentos da rádio, o som pode ser totalmente digitalizado e transmitido em “stéreo” para todos os lugares do planeta como no caso da Beatitudes. Mas é bom enfatizar que o equipamento do ouvinte, ou seja, o receptor da rádio Beatitudes também precisa ser compatível com as transmissões.

Como é a interatividade entre uma webrádio e uma rádio convencional?

É limitada. O ouvinte não protagoniza nas rádios convencionais. São meros ouvintes. Na Beatitudes os ouvintes não são um número ou um código de barra e nem tão pouco consumidores atraídos para a venda de um produto. Na Beatitudes os ouvintes sentem-se família e é respeitado como um ser humano único.

Em uma Webrádio estruturada e dinâmica, o ouvinte salta mais alto. Primeiro que ele não é somente “um ouvinte”, mas é co-participante direto das programações. O ouvinte se torna um amigo de sua rádio.

Uma webrádio como a Beatitudes é 100% interação com seus ouvintes e amigos. Ela faz “amizades”.  A estrada da rádio beatitudes não é uma via de mão única. Ela é amiga, irmã, parceira. Uma boa webrádio conquista pessoas através do maior diferencial de todos os tempos: “contato pessoal” com cada ouvinte. É isto que transformou a rádio Beatitudes a rádio do coração do Brasil.

Com o auxilio de comunicadores instantâneos obtidos gratuitamente na rede, em questão de segundos um ouvinte do interior do Sergipe por exemplo, pode mandar um abraço para um amigo que está no Japão, ou na Itália. Graças à agilidade e rapidez da internet. Enquanto em uma rádio convencional é necessário telefonar e torcer para ser atendido pelos locutores. E o máximo que ele conseguirá é mandar um abraço para um vizinho ou para a namorada (se esta pessoa estiver na abrangência da rádio, claro).

Evidente que uma rádio convencional pode fazer o mesmo que uma Webrádio faz. Mas ao que parece ainda não é “negocio”. O internauta é mais exigente e quer qualidade musical acima de tudo. E também a emissora convencional necessitaria de uma sala de Chat em tempo real (como a Beatitudes tem), equipamentos, internet de alta velocidade, um bom e competente servidor como nós da Beatitudes temos a tokhost.com.br e alguns locutores que trabalhassem a linguagem própria da rede.

Qual o perfil dos ouvintes de webrádios como a Beatitudes?

Exigente é a principal característica de um webouvinte. Diferentemente doouvinte de outro tipo de rádio que “tem” que escutar aquiloque a rádio quer tocar. Na internet, a gama de estilos é o diferencial.

Interativo é outra característica de um ouvinte de webrádios como a Beatitudes.

“Buscador” de novas opções que, além de fazer bem, também edifica a vida.

E as transmissões de eventos?

Mais um “gol”  para as “rádiosweb”. A beatitudes pode transmitir de qualquer lugar do planeta com seus equipamentos. Uma antena wireless, um modem e um bom servidor dão a Beatitudes a ousadia  profética de transmitir eventos via internet. Sendo assim, alcançamos a meta de fazer com que a “Rádio do Coração” seja ainda mais interativa e dinâmica. Este é um esforço contínuo da Beatitudes.

Por fim, a Deus todo o sucesso e a nós os esforços. O que faz a Rádio Beatitudes crescer a cada dia não é só a competência de seus locutores e colaboradores. Também é isso. Mas é a soma dos talentos que revela o que a Rádio Beatitudes é e o que ela ainda pode vir a se tornar.

Não estamos transmitindo rádio por prazer. Não é um grupo de pessoas que resolveu montar uma rádio e só. É bem mais que isso. O que nos impulsiona também nos supera. É Dom. É Graça. Não é só vontade.

A Rádio Beatitudes marca território graças a três principais metas que prezamos desde a fundação da rádio:

24 horas ao vivo interagindo e se tornando uma agradável companhia para as pessoas. (meta a alcançar);

A evangelização direta;

O tratamento dispensado ao ouvinte: educação, atenção e oração.

Tudo isso e muito mais faz com que a Rádio Beatitudes cresça não só em número de ouvintes mas, no coração destes mesmos ouvintes. Afinal, ela é uma rádio que tem suas origens em nosso coração.  Nunca pensamos em uma rádio para lucro. Ela sempre foi pensada e confeccionada para ser amiga e companheira.

Fonte: Comunicação Beatitudes, Capítulo I.